A gestão escolar democrática é tão desafiadora quanto necessária para qualquer instituição de ensino. Isso porque a participação efetiva dos professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários permite garantir a qualidade do processo educativo.
Baseada na administração de ações que propõem a participação social, a gestão democrática faz parte do processo de tomada de decisões e de movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade social e compartilhada.
Essa prática ganha cada vez mais força por oferecer processos coletivos de participação e decisão, possibilitando organizar a gestão escolar de forma que os envolvidos sejam considerados sujeitos ativos em todo o processo de administração.
Em uma análise geral, podemos entender a democratização educacional como um processo que se inicia no interior da escola, por meio do desenvolvimento de projetos nos quais professores, funcionários, alunos e famílias possam discutir e decidir o cotidiano escolar.
Esse processo, no entanto, só será efetivo caso os envolvidos na gestão participativa estejam alinhados e engajados na defesa de uma escola democrática que tenha como objetivo oferecer educação de qualidade para todos, considerando o contexto do entorno da escola e suas características específicas.
Sabendo que a administração democrática de uma instituição de ensino busca a valorização de ideias de todos que procuram melhorias para a educação, a equipe escolar pode e deve investir em recursos capazes de garantir a participação da comunidade local. Veja alguns exemplos a seguir:
Constituído por pais, estudantes, professores, profissionais da educação, membros da comunidade local e gestores da escola, o Conselho Escolar é um espaço de discussão, de caráter consultivo. Além disso, é responsável por cuidar da manutenção e por participar da gestão pedagógica, administrativa e financeira da instituição.
Visando contribuir nos processos de gestão escolar para garantir a qualidade de ensino oferecida, cabe a esse conselho definir e acompanhar a aplicação dos recursos destinados à escola e orientar o projeto pedagógico com a direção e os docentes.
Responsável por promover o diálogo e o alinhamento entre professores, coordenadores pedagógicos e diretores, o Conselho de Classe é indispensável para que a unidade escolar consiga atingir os resultados esperados e elevar a qualidade do ensino e aprendizagem.
A cada bimestre, trimestre ou semestre, o Conselho de Classe organiza uma reunião com as autoridades da comunidade escolar. Nessa conversa, são analisados aspectos do desempenho dos alunos a fim de estudar estratégias que poderão trazer melhorias ao processo pedagógico.
A Associação de Pais e Mestres, uma das ferramentas de gestão participativa mais populares, discute os interesses comuns de profissionais da Educação e dos pais (ou responsáveis) de alunos. Influenciando a dinâmica de participação das famílias no processo educativo, esse recurso abre espaço para que todos opinem e colaborem na administração escolar.
Na Associação de Pais e Mestres, os representantes da comunidade escolar devem apresentar demandas e ajudar a escola a atingir seus objetivos. Cabe ainda ao mecanismo apoiar atividades culturais, de lazer e de saúde.
Focado em representar os interesses dos alunos, o Grêmio Escolar busca abrir um espaço de discussão para que os estudantes deem voz às suas ideias e projetos de caráter coletivo. Por estimular e apoiar uma escola democrática, é fundamental que esse grupo seja incentivado por gestores e demais autoridades da instituição.
Sendo uma das tradições mais respeitadas do ambiente escolar, o Grêmio Escolar oferece os primeiros passos na vida política, cultural e social de muitos jovens. Isso porque o Grêmio abre espaço para que os estudantes atuem com autonomia e protagonismo, tomando decisões importantes que afetam a organização do coletivo estudantil e dos espaços colaborativos da escola.
Os projetos do Grêmio permitem ainda que os alunos promovam debates e discutam questões que envolvem o uso da verba pública na escola e sua aplicação para a melhoria do ambiente.
Agora que você já conhece todas as características e entende a importância da gestão escolar democrática, estimule a participação coletiva nos processos administrativos da sua instituição e garanta maior qualidade de ensino.