Em um mercado competitivo e em permanente estado de mudança, é desafiador para as escolas ganhar e reter matrículas com qualidade. Nesse sentido, o marketing educacional pode ser um caminho a ser explorado.
Novas tecnologias educacionais, tendências pedagógicas, transformações socioeconômicas e decisões mercadológicas são alguns dos fatores que influenciam mudanças na educação básica.
Se para as famílias isso se materializa em um maior leque de opções para a educação de seus filhos, para as escolas representa uma necessidade de reforçar sua relevância no mercado.
Mas então como enfrentar o risco de perder matrículas e oportunidades de crescimento? É sobre isso que falaremos no conteúdo de hoje.
Cada vez mais é necessário posicionar a instituição de ensino como uma escolha segura, confiável e atualizada com as novas demandas da educação.
Esse cenário justifica a crescente procura pelo marketing educacional, um recurso que ajuda as escolas a serem vistas – e adotadas – pelas famílias.
Apesar dos desafios, a boa notícia é que o marketing voltado à educação oferece ferramentas versáteis, que se adaptam às necessidades de cada instituição.
Assim, é possível chamar a atenção de famílias para manter as salas de aula cheias. Projetos sofisticados de divulgação durante todo o ano letivo ou até uma simples campanha de matrículas são exemplos do que pode ser feito.
Tudo depende dos objetivos e do posicionamento desejados pela escola. Alguns recursos úteis para qualquer instituição podem ajudar a tornar a captação de matrículas mais efetiva.
Em geral, a família tem o poder de decisão sobre a escola em que seus filhos serão matriculados, especialmente entre o ciclo de Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental.
Ao focar na família como o principal público-alvo da campanha de marketing, a escola precisa oferecer recursos e serviços que despertem o interesse e atendam às expectativas.
É preciso definir o perfil ideal de alunos e familiares que tenham características e preferências próximas daquelas praticadas na escola. Faixa etária, condições socioeconômicas, local de residência e preferências pedagógicas são alguns dos elementos que devem ser considerados no processo de decisão.
Além de definir o público, é necessário identificar os diferenciais da escola, ou seja, as características com maior potencial de atrair matrículas.
Algumas propostas que chamam a atenção das famílias são atividades voltadas ao desenvolvimento de competências socioemocionais, projeto de educação bilíngue e tecnologia aplicada às aulas, por exemplo.
Desenvolver ações de marketing educacional para o ano todo e não apenas para o período de matrículas é importante para mostrar que a instituição está comprometida com seus clientes.
É fundamental preparar um calendário de ações e serviços para o ano letivo. Eventos escolares, datas comemorativas, festas, período de rematrículas e reuniões devem ser estrategicamente planejados para engajar alunos e familiares matriculados e chamar a atenção do público externo.
A comunicação constante também aproxima a família da escola e gera laços afetivos com a instituição. Isso é importante para construir uma relação de confiança e reter os alunos.
Um bom exemplo de estratégia de fidelização é uma campanha de rematrículas antecipadas que ofereça descontos, benefícios ou condições de pagamento diferenciadas para os pais.
A internet deixou de ser inovação e tornou-se mandatória para quem quer ser encontrado e divulgado. É comum que as famílias busquem informações sobre a escola na internet durante seu processo de decisão.
Sites, redes sociais e blogs são excelentes canais de divulgação para a campanha de marketing educacional da escola, porque agilizam a comunicação e alcançam mais pessoas, muitas vezes com mais eficiência e menor custo.
Divulgar recortes do dia a dia dos alunos, mostrar o espaço da escola e a dinâmica das atividades, por exemplo, pode despertar o interesse das famílias e influenciar matrículas.
Além da construção da imagem e reputação da escola, os canais digitais permitem ainda ações diretas de divulgação com grande alcance.
Anúncios em diversos formatos, e-mail marketing e formulários de captação de leads, estratégia importante para o ciclo de matrículas, são apenas algumas das possibilidades de uma campanha de marketing online.
De forma autônoma ou com o apoio de uma empresa parceira, toda escola pode se beneficiar do crescimento e sustentabilidade financeira.