O projeto é organizado em três eixos, que correspondem a desafios e direcionam as atividades e a metodologia propostas. O primeiro eixo é o Habilidades e Competências, que busca desenvolver nos alunos a base de toda e qualquer aprendizagem. O segundo eixo é Pedagogia do Relacionamento, que propõe relações professor/aluno e aluno/aluno mais empáticas, baseadas em diálogo e cooperação. O terceiro eixo é Autonomia para a Aprendizagem, que busca colocar o professor no papel de mediador da aprendizagem, privilegiando a metacognição e a autonomia do estudante.
Na Educação Infantil, o Projeto PAI oferece fichas de atividades que permitem desenvolver um processo de aprendizagem lúdico, fluido e compatível com a idade da criança em cada série.
Conheça alguns destaques da coleção:
A obra apoia o desenvolvimento de competências socioemocionais de forma integrada à aprendizagem das áreas do conhecimento.
Por meio de uma metodologia que valoriza o diálogo e a cooperação, a obra apoia os estudantes para que desenvolvam valores como empatia, cooperação, respeito ao próximo e generosidade.
O Projeto PAI apresenta um guia didático-pedagógico com orientações específicas para a intervenção do professor no processo de aprendizagem, incluindo sugestões de atividades adicionais, propostas de avaliação e registro do desenvolvimento do aluno.
Três pastas com fichas de atividades:
Miriam Baqués e SM Educação.