A primeira semana de aula é um período acolhedor, de encontros, de histórias e de sentimentos. Sendo assim, planejando aulas neste período, nosso foco deve estar nas habilidades ligadas às competências socioemocionais, dando espaço para a construção de vínculos e para a escuta real.
Antes de mais nada, comecemos nosso planejamento tendo no radar o que cada ano significa para os estudantes.
O primeiro ano de uma criança é carregado de expectativas e sentimentos: novo prédio; algumas vezes, nova escola; novos amigos; materiais didáticos diferentes; nova professora, e as responsabilidades que muitos ouviram que esta nova etapa trará. É importante que a criança perceba que faz parte desse novo grupo e que terá espaço de fala.
No sexto ano, os estudos começam em um novo prédio, com mais professores, cobranças de autogestão, mudanças físicas e chegada à adolescência. Apresentar este novo período aos estudantes é essencial.
Como serão as aulas, como administrar os estudos e os pedidos dos professores, o que é a adolescência e seus sentimentos, como organizar seu tempo entre o estudo e os cuidados pessoais.
O primeiro ano do Ensino Médio é a chegada da etapa em que as cobranças aumentam e os estudantes devem tomar decisões, (principalmente agora com a nova estrutura do Ensino Médio) administrar as necessidades pessoais e os estudos: o que é importante, como dividir o tempo, como estabelecer relações interpessoais, como lidar com a pluralidade.
Nesse sentido, apresentar esse novo segmento, mostrar como pode ser o protagonismo do aluno, como fazer escolhas, como dividir o tempo entre as necessidades de lazer, de cuidados pessoais, de estudo, são alguns pontos que precisamos tratar com as turmas.
Destacar esses três anos de transição não anula a atenção com cada novo ano escolar, que sempre trará expectativas sobre quem será o novo professor, como serão os grupos de amizades, quais as novas aprendizagens e responsabilidades.
A princípio, não sabemos se esta primeira semana será presencial ou virtual. Independentemente do espaço que vamos ocupar, temos que ter em mente que a primeira semana de aula deve ser um tempo de estabelecer vínculos, determinar… Com estes itens bem definidos, podemos partir para as ações práticas de aprendizagem.
Este não é um momento para organizar nosso trabalho de ensinar, mas sim para estabelecer parcerias.
A escola para a qual estamos retornando nunca mais será igual à que vivemos até o início do ano passado. Permita o diálogo e o protagonismo do aluno. Não programe atividades a serem feitas, mas sim, convide-os a fazerem parte de um grupo que estará junto ao longo de um ano com metas comuns.