As notícias estão invadindo as salas de aula. Como ensinar a ter senso crítico e checar a veracidade das informações das redes sociais, antes de assimilá-las ou compartilhá-las?
Segundo o “Aos Fatos”, site brasileiro que faz a checagem de notícias, o primeiro passo é verificar a atribuição de fonte para saber de onde a informação veio, se veio de um site jornalístico ou de uma universidade renomados. No entanto, não é fácil reconhecer quando um site é verdadeiro, muitos websites piratas tentam copiar as páginas de entrada de sites oficiais.
Uma dica importante está em relação ao alto grau de adjetivação em títulos e textos falsos ou sensacionalistas. Os jornais sérios possuem normas claras de não adjetivar absolutamente nada. Exageros como “a maior impunidade de todos os tempos” denota o não compromisso com a exatidão das informações.
Lembrar que existem interesses comerciais e motivações desconhecidas por trás das notícias também é sempre prudente.
Com isso, retornamos aos tempos da dialética onde a transmissão e memorização de conhecimento não são tão importante quanto o questionamento e o entendimento crítico do mundo em que vivemos.
Ainda segundo o “Aos Fatos”, existem seis diretrizes básicas na checagem de informações:
FONTES CONFIÁVEIS
Veículos conhecidos são mais confiáveis. Mas é preciso checar o endereço. Online é muito fácil replicar a identidade visual de qualquer veículo.
QUESTIONE
A fonte é uma instituição de credibilidade? Qual foi a metodologia usada para chegar àquele resultado? Tente responder perguntas desse tipo antes de compartilhar.
REFERÊNCIAS
Se houver link externo, que leve para a fonte original daquela informação, melhor.
LINGUAGEM
“Petralha”, “coxinha”, “golpista”
Muitos adjetivos ou conotação pejorativa tendem a indicar textos falsos ou distorcidos. Recorra a fontes com linguagem mais equilibrada.
QUEM ASSINA O TEXTO? É POSSÍVEL CONTATAR O SITE?
Confira se há o expediente do veículo, e-mail, endereço físico ou telefone.
REDES SOCIAIS SÃO UM COMEÇO, MAS NÃO A MELHOR FONTE
Fonte é a pessoa ou instituição que presta informação qualificada.
Notícias: Pare, olhe e pense.
E na dúvida, não compartilhe.
Acompanhe nossas redes sociais e conte conosco para está evolução na EDUCAÇÃO!
PORQUE A EDUCAÇÃO NOS MOVE!