Quando crianças, brincávamos na rua e aprendíamos que não deveríamos falar com estranhos e nem passar informações pessoais a desconhecidos. Que, ao brincarmos, deveríamos prestar atenção no movimento da rua, evitar brincadeiras em que pudéssemos nos machucar e muito mais.
Pois bem, os tempos são outros. Hoje, vivemos no mundo virtual e no mundo real. As crianças não brincam mais com tanta frequência na rua, mas estão conectadas o tempo todo e precisam fazer o uso consciente da internet.
Neste cenário desafiador, cabe ao educador, com o auxílio dos pais e responsáveis, ajudar seus estudantes a aprender a se relacionar e a buscar informações seguras nesse espaço, assim como os ensinamos para conviver no espaço físico.
Pensando nisso, a SM Educação listou alguns pontos de destaque para auxiliar nesta tarefa com os alunos de diferentes etapas. Acompanhe o conteúdo e entenda como colocar em prática.
Antes de mais nada, caminhar pelo ciberespaço requer cuidados. É necessário entender por onde estamos indo, se o site em que estamos navegando é seguro e se as informações dispostas naquele ambiente são confiáveis.
Para isso, o espaço virtual oferece uma grande vantagem em relação ao real. Hoje, temos formas de detectar os melhores conteúdos e quem os disponibilizou, o que é fundamental, já que as pessoas podem se esconder por trás de cenários e representações.
Assim como sempre nos disseram para não confiarmos em estranhos na rua, essa orientação vale também para o uso consciente da internet.
Portanto, converse com os alunos sobre o que é a internet, o que lá encontramos, o que podemos fazer, o que precisamos evitar e, o primeiro ponto antes de qualquer ação, quais são nossas responsabilidades sobre o que consumimos.
Nessa fase, apresente este mundo para as crianças e jovens, da mesma forma que fazemos no mundo físico. É muito importante que eles se sintam seguros em nos contar tudo e não mentir sobre suas atividades na rede.
A internet é um mar de informações e conteúdos, dos úteis aos com menor utilidade, verdadeiros e falsos, produzidos por muitas pessoas, nem sempre qualificadas.
Por isso, é necessário alertar os alunos, orientando-os a olhar a fonte que produz determinada informação e quem é o autor, bem como cuidar para não acessarem vídeos e imagens impróprias ou desafios propostos para apenas ganhar visualizações, mas que podem levar a consequências graves.
Neste item, não apenas converse, faça com eles a seleção dos conteúdos e vá mostrando os pontos positivos e negativos de cada um.
Confira alguns passos para aderir às tendências educacionais digitais da melhor forma, fazendo o uso consciente da internet:
Use um bloqueador de vídeos para impedir a visualização de conteúdos aos quais não queira que os alunos tenham acesso, principalmente no YouTube e Vimeo (conteúdo adulto, violência, bullying, agressividade e outros).
Agora que você já sabe a importância de orientar os alunos para o uso consciente da internet e como selecionar conteúdos adequados para o desenvolvimento seguro de suas habilidades, é hora de colocar em prática.
Nesse processo, você pode contar com o apoio de profissionais e materiais essenciais para potencializar cada vez mais o relacionamento entre professores e alunos, aperfeiçoando os métodos de ensino e aprendizagem.
Pensando nisso, selecionamos alguns sites e portais oficiais que podem servir de base para um trabalho pautado pelos melhores conteúdos na organização e preparação de aulas. Afinal, toda dica é bem-vinda!
O Portal do Professor, lançado em 2008, é um espaço criado pelo Ministério da Educação (MEC) para a troca de experiências entre professores do Ensino Médio e Fundamental.
É um ambiente virtual que oferece materiais em diferentes mídias, como vídeos, animações, simulações, áudios, hipertextos, imagens e experimentos práticos. São materiais previamente selecionados para atender a todos os componentes curriculares e temas relacionados.
O Educa Rede, por sua vez, reúne materiais para educadores, que podem ser aplicados em sala de aula, abordando, principalmente, temas atuais da educação no Brasil. Além disso, traz discussões sobre a utilização da internet como ferramenta de ensino nas escolas.
O site destina-se às escolas públicas brasileiras e outras instituições educativas com conteúdo para professores e estudantes.
Se você está procurando por um site que trata de assuntos como novidades do ensino, decisões políticas e ações técnicas em prol da educação do país, o Portal do Ministério da Educação é uma das melhores opções.
Nesse site oficial do governo, você encontra artigos de assuntos complexos e outros temas fundamentais sobre educação para educadores.
Para apoiar gestores, coordenadores, docentes, pais e alunos a todo momento, a SM Educação preparou uma plataforma de conteúdos completa, com materiais educativos gratuitos e que trazem temas essenciais para as atividades escolares.
Nesse site, compilamos, constantemente, as melhores ações, elaboradas por especialistas da área, para que toda a comunidade escolar se adapte e encontre novos métodos e soluções educacionais.
Basta acessar, escolher a categoria que melhor se encaixa em seus objetivos e baixar o arquivo para ter acesso gratuito a conteúdos transformadores.