Uma eficiente campanha de matrículas é essencial para atrair novos alunos, manter os antigos e passar confiança para os pais que pretendem matricular seus filhos na escola. Por isso, é importante ter um bom planejamento para que essa estratégia seja bem elaborada e alcance os resultados esperados.
Os responsáveis por crianças e adolescentes costumam pesquisar bastante antes de escolher a instituição. Afinal, com a educação em tempo integral, os estudantes passam grande parte do dia na escola, e os adultos precisam sentir segurança ao deixá-los aos cuidados de terceiros.
Neste texto, vamos dar quatro dicas de como planejar e executar uma campanha de matrículas bem-sucedida. Confira!
De nada adianta ter ótimas ideias e não fazer um planejamento para colocá-las em prática, ou deixar para organizar tudo na última hora.
Muitas famílias antecipam as matrículas. Se sua instituição não se preparar para participar com antecedência do processo de decisão, corre o risco de ficar de fora e perder muitos alunos.
O marketing educacional é toda a estratégia de divulgação e relacionamento da escola, muito além da campanha de matrículas. Rematrículas, eventos, fidelização, relacionamento com as famílias e gerenciamento de crises são aspectos de grande importância e podem ser bem desenvolvidos com a ajuda do marketing educacional.
A escola pode buscar ajuda de uma assessoria de marketing, de uma agência especializada em serviços educacionais ou de outros parceiros para essa etapa.
A internet e o acesso à informação em tempo real têm facilitado muitas atividades cotidianas, agilizando diversas tarefas, desde fazer compras até uma matrícula escolar. Para começar o relacionamento com as novas famílias de forma positiva, uma boa dica é simplificar ao máximo o processo de matrícula.
Um procedimento muito lento, que exige documentos em excesso sem necessidade, pode acabar fazendo com que as pessoas desistam de efetivar a matrícula em uma instituição para procurar outra mais ágil e inovadora.
Quanto mais fácil for esse processo, menos cansativo será para a família, e menores serão as chances de conflitos e desistências.
Uma ótima maneira de divulgar uma empresa gratuitamente é por meio da recomendação entre pessoas conhecidas. Mas, para isso acontecer no caso de um estabelecimento de ensino, é preciso ter uma boa reputação entre os alunos e seus responsáveis.
Manter diálogos constantes e escutar as sugestões deles pode ser uma boa forma de ajudar nessa divulgação boca a boca. As famílias gostam de sentir que sua opinião está sendo considerada pela escola, o que aumenta o sentimento de pertencimento e a satisfação geral com a instituição.
Saber que uma campanha de matrículas envolve várias etapas é fundamental para que os resultados sejam atingidos. Pular algum passo do planejamento pode gerar problemas na gestão escolar e afetar diretamente o crescimento da escola. Por isso, sempre monitore e avalie os resultados das ações da campanha para garantir sua eficiência.
Agora que você já sabe como fazer uma campanha de matrículas, leia o nosso post e aprenda algumas estratégias para melhorar o desempenho dos alunos!