Organização e preparo são os principais requisitos para se ter um bom início de ano letivo. Organizar o tempo, fazer o planejamento das aulas, criar um plano de gestão eficiente e desenvolver um ambiente de cooperação e produtivo são pontos que devem ser pensados com antecedência.
No entanto, para que o ambiente escolar seja preparado para a volta às aulas, diretores, educadores e toda a equipe de profissionais precisam trabalhar juntos e alinhados em uma gestão de qualidade.
Pensando nisso, listamos cinco dicas incríveis para você preparar sua escola para o início do ano letivo. Continue a leitura e confira!
Antes de qualquer coisa, pensar no planejamento é fundamental para se ter um início de ano letivo satisfatório, pois isso influenciará toda a organização. Nesse sentido, um planejamento eficiente ajuda na otimização do tempo do professor e contribui para manter a rotina escolar.
Nele, são discutidos diversos temas importantes, como: calendário, planos de aula, atividades, distribuição de conteúdos, definição de turmas, entre muitos outros — sempre de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP). Quando a escola tem um planejamento organizado e bem-feito, as chances de acontecerem problemas são substancialmente reduzidas.
Os livros e materiais didáticos funcionam como um suporte à prática pedagógica, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, fazer a escolha certa é essencial para melhorar a qualidade do ensino.
Para isso, esses materiais precisam dialogar com os objetivos da escola e também estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, para acertar nessa escolha, as instituições devem avaliar como o livro didático pode auxiliar o professor, estando atentas à qualidade do material, além de firmar parceria com uma boa editora de livros.
A grade de horários é o principal meio de organização da escola e dos educadores. Nesse quadro são especificados os dias de folga, período de provas, quantidade de horas de cada matéria, férias, festas e outros eventos importantes para o ano letivo.
Pular essa etapa pode trazer prejuízos como: falta de educadores, falta de controle nas salas de aula, problemas pessoais para os professores, prejuízo financeiro e janelas entre os horários. Logo, não ter uma grade de horários organizada e bem definida pode causar problemas no início do ano letivo.
Durante a primeira reunião do ano, é importante reforçar para a equipe pedagógica e demais funcionários os valores e objetivos da instituição, de maneira que todos possam trabalhar em conjunto, focando na qualidade do ensino.
Antes do início do ano letivo, é interessante que a instituição faça reuniões, evidenciando o melhoramento dos processos, além de promover treinamentos e formação continuada para os professores e demais colaboradores da escola.
É essencial enfatizar orientações importantes. Por exemplo, os horários de funcionamento da escola, aspectos do cotidiano escolar e instruções para situações emergenciais, como falta de algum educador ou acidentes com os alunos.
Por fim, é preciso avaliar como está a infraestrutura da escola. Faça uma análise completa da situação das dependências e estrutura: salas de aula, banheiros, parte elétrica, móveis, instalações esportivas, bibliotecas e outras áreas de convivência.
Esse levantamento dará uma noção de como está a infraestrutura da escola e quais são os reparos necessários para se ter um bom início de ano letivo. Além do mais, oferecer um local bem cuidado influencia diretamente na formação educacional e também na motivação e no engajamento dos alunos.
Dedicar um tempo para o planejamento do ano escolar não é uma tarefa simples. Trata-se de uma conduta fundamental para elevar a qualidade do ensino e garantir um início de ano letivo satisfatório. O resultado desse cuidado será um período escolar mais produtivo e com menos surpresas.
Você gostou deste texto? Lembrou-se de alguma ação importante que possa propiciar mais organização no início do ano letivo? Então, deixe um comentário e compartilhe com a gente as suas ideias!
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