No processo de entendimento de uma língua estrangeira, como no aprendizado de inglês, novas ferramentas digitais são sempre bem-vindas, pois permitem que o aluno tenha acesso a diversas tecnologias e conteúdos para praticar suas habilidades no idioma.
O Brasil tem apresentado algumas iniciativas para aumentar o acesso ao estudo de línguas estrangeiras e melhorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes. Nos últimos anos, o país investiu em programas de mobilidade internacional para estudantes, certificação em ensino de inglês para professores da rede pública e acesso a cursos de idiomas gratuitos para a população*.
O tema dá margem a muitas discussões sobre escolas bilíngues, faixa etária ideal para começar a aprender um idioma estrangeiro e multiculturalismo, por exemplo. Porém, um dos fatores mais impactantes no aprendizado de língua inglesa nos últimos anos tem sido a internet.
De tradutores simultâneos on-line a aplicativos de videoconferência, a tecnologia é uma grande aposta para a evolução na proficiência do idioma.
Os instrumentos mediadores do aprendizado mudam no decorrer do tempo sob influência de diversos fatores como, por exemplo, a evolução tecnológica das sociedades e o contexto econômico e social de cada aluno.
Alguns estudantes têm disponíveis internet de alta velocidade, computadores, webcams, entre outros instrumentos mediadores do aprendizado. Isso influencia diretamente na forma como suas habilidades cognitivas serão desenvolvidas para aprender uma língua estrangeira.
Atualmente, podemos considerar que o acesso à internet foi bastante democratizado e difundido, principalmente por meio de dispositivos móveis. Assim, mais crianças dispõem de instrumentos mediadores e tecnologia para aprender inglês, o que implica em uma grande aproximação com o idioma. Elas podem ver vídeos, filmes, livros e conversar com falantes nativos da língua.
A tecnologia é uma forma de impulsionar o aprendizado da língua até mesmo para alunos que não têm acesso a aulas de inglês formalmente.
No processo de aprendizado de uma língua estrangeira, a sala de aula funciona como um ponto de partida e local para tirar as dúvidas com o professor. O aluno precisa ir além e, por meio de instrumentos diversos, estender o estudo fora da classe.
Para isso, aplicativos gratuitos para celular como Duolingo, Hello English e Babbel permitem estudar em casa, praticando reading e listening. Porém, para habilidades de speaking e writing, o feedback do professor faz a diferença e torna o processo de aprendizagem mais individual e personalizado.
A tecnologia é uma ferramenta de apoio valiosa para potencializar o estudo de idiomas e um excelente complemento ao livro didático. Com os novos softwares, ferramentas de realidade virtual e inteligência artificial, a proficiência em língua inglesa será alcançada mais facilmente pelos estudantes e estará mais presente na educação das próximas gerações.
*https://g1.globo.com/educacao/noticia/estagnado-ha-cinco-anos-brasil-segue-com-proficiencia-baixa-em-ingles-e-atras-de-todos-os-brics.ghtml