A avaliação de aprendizagem dos estudantes está sempre passando por diversas discussões. Alguns educadores preferem optar pela prova convencional para verificar se os alunos aprenderam o que foi proposto por meio dos conteúdos. No entanto, outros gostam de experimentar novas formas de verificar o aprendizado para inovar no ensino e sair um pouco do convencional.
Isso porque o modelo tradicional muitas vezes é visto como desmotivador para os estudantes. Um método inovador deve servir para verificar a progressão das competências e habilidades do aluno, e não apenas classificá-lo.
Neste texto, explicamos cinco métodos inovadores de avaliação de aprendizagem. Quer saber mais? Confira agora mesmo!
Estimular os alunos a fazerem uma autoavaliação sobre uma matéria, para eles próprios dizerem como foi seu aprendizado, é uma maneira de analisar o que e como melhorar no método de ensino. Além disso, os estudantes desenvolvem seu senso crítico, refletem e tomam consciência dos temas em que precisam se esforçar mais para aprender.
Nesse método, os alunos avaliam os trabalhos uns dos outros. No entanto, o educador deve oferecer apoio aos feedbacks que serão dados e à forma de avaliação.
Esse tipo de avaliação tem o objetivo de analisar se o aluno alcançou as expectativas de desenvolvimento previstas por meio do conteúdo abordado na aula. Dessa forma, é possível fazer uma recuperação paralela, para que o estudante reveja os conceitos dados e desenvolva o aprendizado.
A avaliação formativa pode ser feita em diferentes periodicidades:
A criação de objetivos é baseada nos conceitos de conhecimento, habilidades e atitudes. A proposta é que o educador estabeleça metas de ensino, a fim de definir claramente os conhecimentos que os alunos vão adquirir, as habilidades a serem desenvolvidas e quais atitudes eles precisam demonstrar. Depois de anotar essas respostas, o professor deve exibir um mapa com elas para que a turma dê sugestões de mudanças e melhorias no que será ensinado.
As apresentações, normalmente, são motivadoras e ajudam os estudantes a aprenderem melhor um conteúdo, já que podem pesquisar e transmitir aos outros alunos o conhecimento adquirido ao preparar o trabalho.
Ao longo dos anos, foram desenvolvidas outras formas de avaliar se os estudantes conseguiram absorver os conteúdos e por meio deles desenvolver suas habilidades e competências. Dessa forma, ficou mais fácil perceber a importância de se utilizar diferentes métodos e como eles podem ser aplicados para melhorar a prática pedagógica.
Não é preciso se apegar a apenas um método de avaliação de aprendizagem. Utilizar uma variação deles, complementando a maneira de analisar o que os alunos aprenderam sobre determinado assunto, pode ser uma boa prática para deixá-los motivados. Esse cuidado também contribui para que eles se interessem mais pela trilha de aprendizagem, desenvolvendo assim mais competências para os próximos desafios.
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