Quando falamos em documentação pedagógica, estamos estamos nos referindo à responsabilidade de narrarmos os caminhos que cada estudante está percorrendo e de como está construindo suas histórias de aprendizagens e desenvolvimento.
Neste contexto, a história ‘O Alvo’, do escritor Ilan Brenman, nos pauta com uma narrativa encantadora sobre um professor que ensina contando histórias, pois também somos contadores de histórias: das nossas e dos estudantes com quem nos relacionamos. Contamos, escrevemos e participamos da história da vida e das aprendizagens uns dos outros.
Mas para contar esta história de aprendizagens, o docente deve utilizar as ações das crianças, dar ênfase ao seu protagonismo e acrescentar suas reflexões sobre o que observa.
Quanto mais rica for esta narrativa, utilizando fotos, falas das crianças, produções, entre outros, melhor será o entendimento do processo de aprendizagem ali registrado. Porém, há um ponto importante que se deve destacar:
Sendo assim, não basta colocar uma grande quantidade de fotos e produções sem uma lógica que permita a quem ler compreender o processo de aprendizagem.
A elaboração da documentação pedagógica deve ser também um processo quase que diário, em que nos debruçamos sobre nossa prática pedagógica e as aprendizagens das crianças, para que seja um material vivo, rico e que nos auxilie a aproveitar todas as suas vantagens:
Ao seguir algumas orientações práticas e bem definidas, a construção de momentos assertivos e que colaboram com o real aprender das crianças torna-se ainda mais possível. Veja como nos exemplos a seguir.
A documentação pedagógica para as famílias deve ser clara, auxiliando-as a compreender quais os caminhos que as crianças percorrem para aprender, quais suas conquistas, como interagem com o meio em que estão inseridos, apresentando os processos e não apenas os resultados.
Já para o educador que a escreve, deve ser uma ferramenta de reflexão, que o ajuda a dialogar sobre seu próprio trabalho e a olhar de forma personalizada para o aprender de cada criança.
Para outros educadores, deve ser um meio de conhecer o processo da criança com o intuito de poder dar continuidade ao seu caminhar.
Por fim, a documentação pedagógica para a gestão escolar é um meio de olhar para a formação integral, observando como as aprendizagens acontecem no espaço escolar, como estão sendo estabelecidos os contratos pedagógicos e as relações.
Podemos, portanto, considerar que essa ferramenta precisa trazer a personalização dos processos e das relações, sendo no momento de falar de cada criança ou no momento de falar da turma.
Por isso, é importante que sejamos assertivos, claros e objetivos em nossas descrições, evitando qualquer texto ou materiais que sejam genéricos.
Analisando as considerações listadas e discutidas acima, pode-se concluir que a documentação pedagógica é um exercício de escrita e de como somos capazes de construir narrativas.
Sendo assim, esse deve ser um convite para o estudo, reflexão e o diálogo sobre nossa prática e o aprender de nossas crianças, nos chamando a cada dia buscar caminhos cada vez mais assertivos para o pleno desenvolvimento dos estudantes.
Nesse contexto, contar com uma consultoria pedagógica especializada é fundamental para garantir a qualidade dos processos e manter a prática de registros e documentação pedagógica.
Por isso, a SM Educação apoia gestores, coordenadores, docentes, pais e alunos a todo momento com temas essenciais para as atividades escolares, por meio de uma plataforma de conteúdos completos e exclusivos. Acesse e aproveite!