O edital do PNLD 2023 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 12 de junho de 2021, e indica as condições, normas e formatos adequados que os livros didáticos devem seguir para que possam se candidatar ao processo de seleção pelas escolas.
Essa edição aborda a compra de livros didáticos para professores e alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e apresenta mudanças quando comparada ao PNLD de 2019, que era destinado à mesma faixa etária.
Veja como está a organização em objetos:
Neste guia completo, você vai entender o que esperar para as obras pedagógicas no próximo ano e tudo o que o novo edital do programa reserva para o Objeto 4, o qual estamos caminhando para o momento de escolha.
A mudança mais significativa, segundo o MEC, foi no foco do edital, que agora prioriza as áreas de Português e Matemática, trazendo ênfase aos conteúdos de alfabetização.
Nesse sentido, o PNLD 2023 apresenta uma inclusão digital que aparece com uma força maior no Objeto 4*, incluindo videotutoriais, materiais digitais e audiovisuais para Português, Matemática, Arte, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
* Os Recursos Educacionais Digitais propostos nesta etapa visam ampliar os recursos pedagógicos, apoiando um trabalho mediado por tecnologias. Em relação às Obras Pedagógicas, focam as avaliações educacionais e são exclusivas para professores e gestores.
Esse é o maior volume de conteúdos digitais já incluído no programa. Até o ano passado, apenas os livros digitais para professores eram comuns, agora expandido também aos alunos.
Outro ponto de destaque do PNLD 2023 é que o conteúdo digital deve conter paginação correspondente ao físico. Isso permite que, ao ouvir “abram o livro na página 10”, tanto os alunos utilizando o livro físico quanto aqueles que utilizam o digital possam abrir na mesma página.
Sendo assim, no momento de escolha do material didático, as escolas devem se atentar à qualidade tanto do conteúdo físico quanto do digital.
Destinada à escolha das obras pedagógicas para professores e gestores e recursos educacionais digitais, essa é a etapa em que a sua escola deverá contar com materiais completos e 100% aprovados.
Para facilitar essa escolha, apresentaremos, a seguir, a coleção Aprender Juntos, da SM Educação, que oferece um grande e importante diferencial na performance dos professores e no resultado de aprendizagem dos estudantes.
Apenas no último programa voltado aos Anos Inicias do Ensino Fundamental, foram mais de 7 milhões de exemplares escolhidos e 19 mil escolas adotando os materiais. Acompanhe e descubra os motivos.
Este é um material pensado e escrito com o propósito de falar com Gestores e Educadores sobre a avaliação, suas diferentes formas e funções e seu papel no processo de ensino e aprendizagem.
Contemplando as bases teóricas que norteiam os processos avaliativos, a coleção tem uma preocupação em discutir estratégias pensando na escola, no município, no estado, no país e no mundo, e como elas podem impactar o dia a dia na sala de aula e nas famílias.
Veja os principais destaques:
Levando tudo isso em consideração, Aprender Juntos é a escolha certa para escolas cujo objetivo é adotar obras pedagógicas que colocam o aluno no centro de aprendizagem.
As obras aprovadas no Objeto 4 já estão disponíveis para conferência em nosso site oficial do PNLD, onde você encontra mais informações sobre o programa, sobre a editora e sobre outros objetos para os Anos Iniciais.
Acesse o banner abaixo para apoiar e enriquecer o trabalho docente, visando uma educação de qualidade comprovada.