Em 2020, mesmo em meio a um novo cenário repleto de mudanças e desafios, a educação não parou um dia sequer. E aqui, na SM Educação, não foi diferente! Seguimos firmes em busca de exercer nosso papel como a consultoria educacional ideal, levando às instituições de ensino as soluções ideais para suas necessidades de ensino, aprendizagem e gestão.
Neste cenário, a literatura tem sido um dos temas mais abordados em nossos materiais de apoio pedagógico, nas nossas plataformas online e em outras iniciativas, como o PNLD Literário e os protocolos de retorno às aulas presenciais.
A literatura é atemporal e um meio de conectar-se com si mesmo e com o outro, por meio de uma rica experimentação estética. Por isso, estimular o hábito da leitura literária auxilia no desenvolvimento sociocultural, emocional e cognitivo dos jovens leitores, tornando a literatura um excelente recurso para apoiar a formação integral dos estudantes.
Pensando nisso, decidimos compartilhar com você uma novidade exatamente sobre essa indispensável ferramenta. Anunciamos recentemente o lançamento de novas obras literárias publicadas pela SM Educação em 2020 e queremos compartilhar com você tudo sobre os nossos novos livros.
As publicações, que contemplam os segmentos Infantil (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e Juvenil (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), trazem narrativas emocionantes, curiosas, divertidas e inspiradoras, que abordam temas como lendas, folclore, autoconhecimento, empatia, cidadania e amadurecimento. As obras apoiam o desenvolvimento de competências descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e de habilidades socioemocionais dos leitores.
Além disso, sabemos que a leitura abre as portas da imaginação e proporciona conhecimentos diferentes e singulares para cada indivíduo.
Vamos abrir essa porta juntos? Conheça nossos lançamentos! Saiba mais a seguir ou pelo nosso catálogo exclusivo e completo com todos os lançamentos: https://smliteratura.smeducacao.com.br/#/lancamento.
Desde cedo as crianças aprendem sobre os opostos, mas a obra de Susan Hood mostra que tudo é uma questão de ponto de vista! Por meio de questionamentos e comparações entre opostos simples e complexos, “Veja bem!” conta a história de um garoto, um elefante e um gatinho que percorrem situações diversas,dialogando com o leitor acerca da relatividade das coisas de modo inteligente e divertido, para alunos da Educação Infantil, a partir de 5 anos.
Na obra de Stéphanie Demasse-Pottier, a protagonista pensa muito antes de dormir: relembra seu dia e imagina mil coisas até pegar no sono. Cada noite é uma aventura diferente. No álbum poético e delicado sobre os sonhos, a autora aborda temas como as expectativas, as emoções e os pensamentos infantis que permeiam os momentos de passagem entre a vigília e o sono. Este livro da editora Tatu-Bola é indicado para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, a partir de 6 anos.
A obra, para alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental, explora, de modo lúdico, diferentes seres do folclore brasileiro. Os quatorze poemas ilustrados tratam de animais e criaturas fantásticos, e também assustadores, presentes em lendas, superstições e mitos de diversas regiões do país, e ao final, o pequeno leitor encontra um glossário que contextualiza cada um dos seres apresentados ao longo do livro escrito por Lalau.
Neste conto de André Bouchard, as crianças Adélia, Hortênsia, Paulo, Camila e Hugo encontram um pé de tênis azul na calçada e ficam curiosas sobre a razão de ele estar ali abandonado. Começam a buscar respostas para os seus próprios questionamentos. Cada um deles tem uma versão diferente e mirabolante para a história, o que torna essa investigação muito divertida e cheia de imaginação. A obra é recomendada para alunos dos 3º e 4º anos e apoia o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade.
A novela em forma de diário da autora Florence Hinckel apoia jovens leitores a partir de 14 anos no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Cleo é uma adolescente prestes a completar quinze anos, a mesma idade que tinha Anne Frank, uma das personalidades que mais admira, quando morreu na Alemanha em um campo de concentração. Cleo decide então escrever um diário, tendo Anne como interlocutora. Nesse diálogo imaginário, Cleo rememora a trajetória de Anne em seu anexo secreto, mergulha em si mesma e em suas relações familiares e sociais, refletindo sobre os caminhos por vezes tortuosos dos afetos, sobre as injustiças e a complexidade do mundo, em geral.
A coletânea de 23 poemas de André Gravatá explora as diferentes formas de ler o mundo com reflexões sobre o cotidiano e eventos da atualidade. Em linguagem simples e indicada para estudantes a partir de 14 anos, cada poema provoca o leitor a olhar para as pequenas e grandes coisas da vida, a refletir sobre sua posição no mundo, seu entorno e sua relação com o próximo.
Esses foram os últimos lançamentos da SM Literatura. Em nossa plataforma, você encontra todo o nosso catálogo de literatura, com muitas outras obras de grandes autores. Aproveite!
Lembre-se: com a SM Educação, você tem todo o apoio pedagógico que precisa, desde a sala de aula até a gestão da sua escola. Esperamos que os conteúdos sejam úteis e auxiliem você.