O livro didático é um dos materiais mais importantes durante o processo de alfabetização. Isso porque ele pode ajudar tanto o professor a preparar e dar aula como o aluno a estudar em casa.
Por isso, é muito importante fazer uma escolha que atenda os dois lados.
Com o uso do livro, fica mais fácil para o educador guiar as aulas e saber qual conteúdo trabalhar para desenvolver as competências dos estudantes.
Além disso, o livro permite flexibilidade, não impedindo a utilização de outras ferramentas de ensino.
Neste conteúdo, mostramos como os livros didáticos impactam o processo de alfabetização. Acompanhe!
O livro didático é um dos materiais mais usados em sala de aula. Com ele, o aluno consegue acompanhar o que o professor ensina.
O docente, por sua vez, pode planejar melhor suas aulas, direcionando o conteúdo de forma mais clara.
Sendo assim, também pode utilizar o livro didático para consultar os conteúdos, além das habilidades e competências de cada ciclo escolar.
O livro também serve como material de apoio para a preparação das aulas, ajudando a otimizar o tempo do profissional, já que contém imagens, atividades e exercícios prontos e também para serem feitos pelos alunos.
Com o livro didático, os alunos conseguem acompanhar o que está sendo ensinado em sala de aula e podem estudar em casa todo o conteúdo.
Mais do que isso, o livro ainda traz exercícios que os ajudam a fixar a matéria.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas do Brasil.
Grande parte dos conteúdos necessários é abordada nos livros didáticos. Esse tipo de material é composto por algumas características. São elas:
Antes de selecionar um livro adequado para determinada turma, é preciso que o professor e os coordenadores da escola façam reuniões para analisar as opções e escolher a melhor conforme suas necessidades.
É importante lembrar que o educador não precisa utilizar somente um material. O livro principal é escolhido, mas é possível complementar o ensino com outros recursos, como livros paradidáticos, vídeos, websites.
Para selecionar a opção adequada, é preciso ler todo o conteúdo e analisar se ele está de acordo com o projeto político-pedagógico e com o currículo da instituição.
É muito importante que o conteúdo do material didático esteja organizado e atualizado conforme as mais recentes diretrizes educacionais.
Documentos como a BNCC apontam que a alfabetização deve ocorrer nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental.
Além disso, os textos a serem utilizados no processo precisam mostrar como a linguagem se materializa em práticas sociais, com objetivo de facilitar a comunicação.
Dessa forma, ao escolher o livro didático, o educador tem que se atentar à função social dos textos propostos no material.
Os alunos devem desenvolver sua alfabetização apoiados em conteúdos reais e contextualizados, deixando de lado textos artificiais.
Uma boa dica é ouvir a opinião de outros educadores sobre livros que eles já utilizaram e qual foi a percepção. Assim, você poderá obter diferentes opiniões a respeito de um único material.
O livro didático, mesmo tendo um papel importante no aprendizado de alunos, não deve ser o único material utilizado por professores.
Até mesmo para conseguir mais engajamento dos estudantes, é necessário propor atividades diferentes durante as aulas, inclusive as que envolvem tecnologia.
Agora você já sabe como escolher um livro didático e qual é a sua importância!
Caso precise de ajuda, a SM Educação está à disposição para ajudar você nesse processo. Entre em contato!