Aprender Juntos História aborda temas contemporâneos, estimula o pensamento crítico e as competências socioemocionais, e propõe debates sobre a construção do conhecimento histórico, incluindo o papel do revisionismo historiográfico.
Todo o conteúdo é trabalhado de forma adequada à faixa etária dos alunos, tornando a aprendizagem mais envolvente e significativa.
Alguns destaques da coleção:
A coleção possibilita tanto um ensino estruturado quanto a aprendizagem baseada em projetos, oferecendo uma ampla variedade de materiais didáticos. Dessa forma, o professor tem mais flexibilidade para organizar as aulas e promover uma experiência mais significativa para os alunos.
O ensino de História é trabalhado de forma interdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e interpretação de texto (Língua Portuguesa), além do pensamento lógico e quantitativo (Matemática).
As atividades incentivam os alunos a refletirem sobre si mesmos e suas relações interpessoais, desenvolvendo competências socioemocionais essenciais, como autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável, conforme indicado pela BNCC.
A coleção aproxima a História da realidade dos alunos, contextualizando conceitos e explorando temas que fazem parte do dia a dia de diferentes grupos sociais no Brasil, tornando a aprendizagem mais dinâmica e relevante.
Número de páginas de cada volume
Volume 1
Livro do aluno: 136
Livro do professor: 168
Volume 2
Livro do aluno: 152
Livro do professor: 192
Volume 3
Livro do aluno: 152
Livro do professor: 192
Volume 4
Livro do aluno: 168
Livro do professor: 208
Volume 5
Livro do aluno: 168
Livro do professor: 208
Autoras dos livros volumes de 1 a 5:
Mônica Lungov
Raquel dos Santos Funari
Míni CV das autoras
Mônica Lungov: Bacharela e licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Consultora pedagógica e professora de História no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Raquel dos Santos Funari: Licenciada em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte. Mestra e doutora em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora-colaboradora do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Professora de História e supervisora de área no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Editora responsável – Valéria Vaz: Licenciada em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).
Especialista em Linguagens Visuais e Mestra em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM).
Bacharela em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Professora do Ensino Fundamental na rede pública. Editora de livros didáticos.