Aprender Juntos Língua Portuguesa contribui para a educação integral do aluno, apoiando o desenvolvimento de habilidades, competências e valores. Isso se dá com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos componentes de alfabetização da PNA e na mobilização de competências socioemocionais, como autogestão, autoconsciência, consciência social, entre outras.
A coleção trabalha os principais eixos de Língua Portuguesa: leitura, produção de textos, análise linguística/semiótica, oralidade e educação literária.
Alguns destaques da coleção:
A coleção oferece rica coletânea de textos, com diversidade de gêneros e autores, propiciando a ampliação de repertório dos estudantes e desenvolvendo sua competência leitora.
A coleção apresenta etapas detalhadas, progressivas e sistemáticas nas seções voltadas à Produção de Texto, abarcando o planejamento, a avaliação, a reescrita e a edição dos textos produzidos.
Trabalho com competências socioemocionais com o intuito de contribuir para que os alunos desenvolvam o gerenciamento de suas emoções nos relacionamentos intrapessoal e interpessoal.
Indicações de atividades para serem feitas com os familiares, promovendo a participação da família no processo de alfabetização e conquista da autonomia de leitura dos estudantes.
O Manual do professor indica as habilidades da BNCC trabalhadas no livro, inclusive nas atividades específicas propostas ao longo da obra.
Em todos os volumes há muitas atividades e projetos que convidam funcionários, familiares e pessoas da comunidade a participarem.
A nova edição de Aprender Juntos Língua Portuguesa teve a maioria de suas ilustrações, fotos e imagens atualizadas, proporcionando uma experiência mais contemporânea para alunos e professores.
Número de páginas de cada volume:
Volume 1
Livro do aluno: 320
Livro do professor: 368
Volume 2
Livro do aluno: 320
Livro do professor: 368
Volume 3
Livro do aluno: 304
Livro do professor: 352
Volume 4
Livro do aluno: 296
Livro do professor: 344
Volume 5
Livro do aluno: 280
Livro do professor: 328
Volume 1
Autoras:
Cínthia Cardoso de Siqueira
Denise Guilherme Viotto
Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva
Márcia Cristina Abromovick
Volume 2
Autores:
Cícero de Oliveira Silva
Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva
Márcia Cristina Abromovick
Volume 3
Autores:
Cícero de Oliveira Silva
Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva
Volume 4
Autores:
Cícero de Oliveira Silva
Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva
Greta Marchetti
Volume 5
Autores:
Cícero de Oliveira Silva
Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva
Greta Marchetti
Míni CV dos autores:
Cícero de Oliveira Silva: Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Cínthia Cardoso de Siqueira: Bacharela e licenciada em Letras pelo Centro Universitário Ibero-Americano. Especialista em Docência em Língua Portuguesa pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Mestra em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Professora no Ensino Fundamental e consultora em projetos relacionados ao ensino da Língua Portuguesa.
Denise Guilherme Viotto: Mestra em Educação pela PUC-SP. Consultora em projetos de fomento à leitura e formadora de professores desde 2007.
Elizabeth Gavioli de Oliveira Silva: Bacharela e licenciada em Letras pela FFLCH-USP. Professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e de Alfabetização e Língua Portuguesa na Educação de Jovens e Adultos.
Greta Marchetti: Bacharela e licenciada em Letras pela FFLCH-SP. Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Doutora em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Professora-coordenadora da área de Língua Portuguesa.
Márcia Cristina Abromovick: Licenciada em Educação Artística pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Cursou o magistério na rede pública do estado de São Paulo. Pós-graduada em Lazer e Animação Sociocultural pelo Senac/Ceatel e em Neuroeducação pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo). Professora do Ensino Fundamental nas redes particular e pública de ensino de São Paulo.