O projeto é organizado em três eixos, que correspondem a desafios e direcionam as atividades e as metodologia propostas. O primeiro eixo é o Habilidades e Competências, que busca desenvolver nos alunos a base de toda e qualquer aprendizagem. O segundo eixo é Pedagogia do Relacionamento, que propõe relações professor/aluno e aluno/aluno mais empáticas, baseadas em diálogo e cooperação. O terceiro eixo é Autonomia para a Aprendizagem, que visa colocar o professor no papel de mediador da aprendizagem, privilegiando a metacognição e a autonomia do estudante.
Na etapa do Ensino Fundamental – Anos Iniciais -, o Projeto PAI utiliza a metodologia PER, que provoca o movimento de Preparação, Execução e Reflexão. Assim, o aluno poderá entender, com a mediação do professor, qual é o objetivo da atividade, como pode ser feita, como executar o que foi planejado e, por fim, refletir sobre o resultado da atividade. O Projeto PAI pode ser utilizado de forma integrada ao trabalho com as diversas áreas do conhecimento.
Conheça alguns destaques da coleção:
Metodologia em três etapas práticas, estruturada de forma a promover a autonomia e o pensamento crítico do aluno.
Por meio da obra, o aluno pode desenvolver competências como autonomia, protagonismo, cooperação e convivência em grupo.
O Guia Didático para o professor oferece fundamentação teórica para as atividades propostas na obra, orientações específicas para o trabalho com cada série de atividades e uma planilha para acompanhamento dos alunos, entre outros recursos.