A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos convida a refletir sobre o que vamos ensinar, para que possamos desenvolver competências e habilidades que garantam a formação integral de nossos alunos. Por isso, este é um dos principais pontos que o educador deve levar em consideração no momento em que estiver planejando aula.
Isso porque, esse olhar nos remete a rever a organização curricular utilizada em nossa escola e quais as metodologias que escolheremos para que tudo seja possível e o processo de ensino e aprendizagem seja eficaz.
Parece, à primeira vista, que pensar nos tempos escolares e na organização dos espaços físicos não seja algo que mereça a atenção necessária, pois os tempos da escola (horários de aula, números de aulas para cada área do conhecimento, ano letivo, calendário) e os espaços (organização das carteiras, divisão dos ambientes) já são determinados.
Mas o tempo e o espaço são estruturantes para a cultura escolar, são ordens a serem aprendidas e influenciam diretamente na dinâmica social e cultural. Aprendemos com o tempo e com os lugares. São ferramentas pedagógicas e, portanto, devem nos orientar enquanto estivermos planejando aula.
A SM acredita na importância do planejamento de tempo para o professor. O bom aproveitamento do tempo é fundamental para que a aula seja dinâmica e para manter os alunos motivados e engajados com seu aprendizado.
Para saber como atingir esse objetivo, baixe o artigo completo aqui. Neste material, você verá um exemplo prático de planejamento de tempo ao longo de um dia na escola.
É uma inspiração para que coloque em prática a gestão do tempo e o melhor aproveitamento de cada momento com suas turmas.