A escolha de uma boa obra didática para o PNLD 2026 (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) destinado ao Ensino Médio impacta não apenas a qualidade do ensino dos alunos, como também os prepara para se desenvolverem em sociedade, exercitando o pensamento crítico e a autonomia intelectual.
Neste contexto, a SM Educação, que conta com uma experiência de mais de 85 anos de tradição, pode contribuir para que sua escolha abra portas para o futuro no Novo Ensino Médio e promova um ensino de qualidade.
Confira, neste artigo, como o PNLD 2026 será estruturado e tudo o que sua instituição precisa saber para se aliar à SM Educação, tornando-se uma referência em qualidade de ensino!
Diferentemente dos programas anteriores, neste os professores contarão com duas categorias de escolha: a Categoria 1, que abrange os livros didáticos organizados por área de conhecimento, e a Categoria 2, que contempla os livros de projetos integradores.
Todas as obras do PNLD 2026 passam por um rigoroso processo de curadoria e seleção antes de integrarem o catálogo, garantindo que atendam aos critérios de qualidade que o Novo Ensino Médio Público merece. Por isso, é fundamental que, ao fazer sua escolha, você considere:
Com um ciclo de vigência de quatro anos, entre 2026 e 2029, os livros didáticos das Categorias 1 e 2 são disponibilizados tanto em versão impressa quanto em versão digital.
Oferecendo ferramentas educacionais complementares, confira abaixo as áreas e os componentes curriculares contemplados em cada categoria do PNLD 2026:
Os livros didáticos oferecem conteúdos atualizados, atividades extras e suporte pedagógico que se adapta ao currículo escolar e, sobretudo, estão alinhados à BNCC.
Na Categoria 1, por exemplo, os materiais promovem a interdisciplinaridade, proporcionando uma experiência educativa que prepara os estudantes para um futuro melhor. Já na Categoria 2, os livros incentivam os alunos a se conectar com o mundo do trabalho, a cultura e a educação digital.
Vale lembrar que a escolha das obras no PNLD 2026 – Ensino Médio está prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2025, de forma democrática, pelos grupos docentes responsáveis por avaliar quais materiais atendem melhor às necessidades da escola.
Além da participação dos professores, os livros didáticos que abordam projetos integradores contarão com o suporte de diferentes áreas do conhecimento, garantindo que a escolha seja precisa e alinhada às demandas pedagógicas.
Com mais de 85 anos de tradição no mercado educacional, a SM Educação reafirma seu compromisso com a qualidade e a inovação, marcando presença no PNLD 2026.
Seus materiais, desenvolvidos por especialistas renomados, atendem aos mais rigorosos critérios de curadoria, estão alinhados à BNCC e garantem conteúdos atualizados, acessíveis e adaptáveis às realidades das escolas. Além disso, a editora está pronta para apoiar sua escola em todas as etapas do processo, assegurando que sua escolha abra portas para o futuro da educação.
E não para por aí! Ao escolher um livro da SM Educação no PNLD 2026, as escolas estarão contribuindo diretamente para a melhoria da Educação Pública no Brasil. Isso porque o selo pertence à Fundação SM, uma organização sem fins lucrativos que reinveste todo o lucro em projetos sociais e educacionais nas seguintes áreas:
Nos últimos anos, mais de 200 mil alunos e 90 mil professores foram beneficiados por essas ações. Então, nesse PNLD, não deixe de escolher uma editora que transforma a educação pública. Escolha SM!