Ao longo dos anos escolares, os alunos entram em contato com uma infinidade de informações, que por vezes não são relacionadas à prática. São muitos conteúdos estudados e conhecimentos desenvolvidos, mas nem sempre é possível vivenciá-los de forma concreta. Nesse cenário, o Project Based Learning (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), surge como um caminho para unir prática e teoria em diversos contextos.
Isso porque essa metodologia ativa de ensino explora a interação e a comunicação entre professor e alunos, a fim de impulsionar novas descobertas. Assim, os estudantes conseguem responder a uma pergunta de condução com base em um problema, necessidade, desafio ou preocupação autênticos.
Além disso, o PBL é feito de forma colaborativa e em grupos, fazendo uso de habilidades como pensamento crítico, comunicação e criatividade, além de outros elementos fundamentais:
Posto isso, podemos considerar a aprendizagem baseada em projetos uma metodologia eficaz para os alunos de programas bilíngues, uma vez que garante a compreensão da informação e a experimentação prática do conhecimento. Os alunos podem complementar o que aprenderam com suas próprias descobertas.
Além das vantagens mencionadas anteriormente, o Project Based Learning oferece um conjunto de benefícios para a educação de abordagem bilíngue, tal como inovação, indispensável para instituições que desejam se destacar.
Por ter como características básicas o trabalho em equipe, a participação ativa dos alunos, a interação constante com os educadores e a busca genuína por novas descobertas, o PBL provoca nos estudantes a vontade de inovar e alcançar a proficiência na língua adicional.
Nesse cenário, contar com uma proposta de parceria completa traz para a instituição os processos de implantação, assessoria contínua, soluções didáticas e educacionais para permitir que todos os passos no desenvolvimento do novo projeto linguístico da escola sejam sólidos, garantindo resultados mais significativos no processo de ensino-aprendizagem.
Esse é o caso do UDP Bilingual Program, que combina o ensino de inglês com uma nova abordagem, visando a aproximação de temas em uma variedade de disciplinas, campos de experiências ou eixos de aprendizagem do idioma. Assim, o programa bilíngue cria oportunidades de desenvolvimento pessoal e leva os usuários da língua inglesa para além das fronteiras da sala de aula.
Com base na experiência da Universidade de Dayton e no conhecimento de especialistas locais, o UDP Bilingual Program oferece uma solução equilibrada e abrangente para escolas, pais e estudantes, tendo como objetivo contribuir para a formação de alunos globais, prontos para os desafios do século XXI.
No Project Based Learning, ao colocar em prática as fases de pesquisa e construção de projetos na educação de abordagem bilíngue nas escolas, os alunos se colocam como protagonistas do processo de ensino e aprendizagem.
Com isso, queremos dizer que a aprendizagem baseada em projetos direciona o aluno a uma experiência alternativa ao modelo tradicional de ensino, em que o professor detém todo o conhecimento e o papel central de emissor da informação.
Ao tornarem-se protagonistas, os estudantes alcançam maior autonomia na língua adicional, ao mesmo tempo em que garantem benefícios significativos:
Além disso, é importante destacar que o Project Based Learning estimula as competências socioemocionais dos alunos, preparando os estudantes para as necessidades da vida em sociedade.
Enquanto no ensino regular o aluno precisa aguardar as instruções do professor para iniciar uma atividade, no modelo Project Based Learning o processo de aprendizagem é cíclico e dividido etapas, evitando que o conhecimento seja limitado ao que está sendo discutido em sala de aula.
Mas, afinal de contas, como isso é possível? Para iniciar, os alunos devem ser estimulados a colaborarem com o conhecimento, explorando maneiras de chegar aos resultados esperados e praticando novas experiências.
Levando em consideração que os estudantes se desenvolvem de maneiras diferentes e têm preferências distintas, as competências trabalhadas nos projetos são diversas. Cada aluno irá contribuir de forma única, trazendo para o trabalho colaborativo os conhecimentos próprios já construídos. Essa dinâmica é motivadora, pois é decorrente do protagonismo do aluno.
Como no PBL a aprendizagem é cíclica, é possível trabalhar diversas capacidades sociais e cognitivas dos alunos durante o processo de aprendizagem. Veja algumas etapas:
Por ser um processo alternado, a aprendizagem baseada em projetos deve começar com um assunto que desperte a curiosidade do aluno da educação de abordagem bilíngue. Dessa forma, é possível criar diálogos e a indispensável interação entre estudante e educador.
Nessa etapa, os alunos terão que trabalhar em equipe para cumprir tarefas como pesquisa, criação de produtos e outras.
Aqui, as possibilidades são diversas e, dependendo da idade e dificuldade de cada aluno, o acompanhamento do professor se faz necessário para que a etapa seguinte seja realizada com maior facilidade e garanta os resultados desejados.
Após realizar a pesquisa na etapa de desafios, os alunos devem se juntar para discutir possíveis soluções e informações que possam descomplicar a realização do trabalho proposto.
Na última etapa, é hora de explicar aos estudantes outros caminhos que eles poderiam ter percorrido para chegar ao mesmo resultado. Dessa forma, o professor valoriza o trabalho realizado e indica possíveis pontos de melhoria.
Aproveite para solicitar que os alunos façam os ajustes necessários nos projetos, incentivando que eles desenvolvam um trabalho ainda mais consistente e adequado na próxima proposta.
Agora que você já conhece o conceito de Project Based Learning, como ele leva inovação e protagonismo para o programa de abordagem bilíngue da sua escola, é hora de colocá-lo em prática! Mas lembre-se: a qualidade do trabalho é importante, mas o que o aluno aprendeu com isso deve ser o seu foco principal.