Você sabia que as histórias contadas às crianças podem ficar guardadas para sempre na memória delas? Por esse motivo, é muito importante que os educadores se mantenham atualizados com as tendências da literatura infantil, de modo a passar os ensinamentos em sala de aula de acordo com as vivências das novas gerações.
As transformações da sociedade mudaram as experiências de crianças e jovens. Assim, as histórias, além de trabalharem o lúdico, a poesia e a linguagem para as respectivas faixas etárias, precisam despertar suas habilidades cognitivas e transmitir mensagens positivas.
Neste post, mostramos as principais tendências da literatura infantil para que você, educador, possa aproveitá-las na sala de aula. Confira!
Era uma vez uma página em branco. Contudo, não ficou assim por muito tempo. Uma história, de Marianna Coppo, é uma narrativa muito bem-humorada e ilustrada que propõe uma reflexão sobre o conformismo, o receio pelo desconhecido e a insegurança diante da iniciativa e da vontade de melhorar o mundo que nos rodeia.
A obra fala sobre um livro que é repleto de personagens, porém sem história. A maioria deles prefere esperar que a história chegue. No entanto, o coelhinho resolve tomar a frente e, com a ajuda de alguns lápis e de sua imaginação, cria uma narrativa que envolve todos os seus amigos.
Esse livro é muito interessante por mostrar que não fazer nada ou agir é uma questão de atitude e que somos os responsáveis por mudar nosso trajeto — enquanto um personagem opta por criar sua história e se divertir, os outros apenas esperam para cumprir seus papéis.
A vaca presepeira é uma obra que rendeu ao escritor João Paulo Hergesel o primeiro lugar no Prêmio Barco Vapor 2018, um dos mais importantes nas tendências da literatura infantil. O livro conta a história de uma vaca de presépio que sonha em ser rena de Papai Noel e luta contra todos os preconceitos para alcançar seu objetivo.
A vaca Juno, que trabalha como atriz no presépio da fazenda, vive uma vida pacata e até feliz, mas sua vontade é ser rena de Papai Noel. Para isso, além de aprender a voar, Juno precisa de muita paciência e trabalho, sem se desanimar com as piadas e preconceitos que sofrerá no caminho.
Na-Na-Ni-Na Não narra a história de um menino que não quer, de forma alguma, ir à escola. Suas razões para isso são várias, como uma professora com mais de uma cabeça, gêmeos que parecem zumbis e um ônibus que devora as crianças.
Entretanto, logo ele descobre que a escola pode ser um lugar interessante e com muita diversão. O autor da obra, o espanhol Alonso Núñez, usa uma narrativa bem-humorada e poética que retrata o medo das crianças de ir à escola.
Zim Tam Tum é um livro do autor francês Frédéric Stehr que conta a história de vários filhotes de aves brincando de fazer músicas com acessórios de cozinha. Com muita imaginação e felicidade, a corujinha, o canário, o corvo, o pardal e o pintinho transformam tigelas, tampas, escorredor de macarrão e muitos outros objetos em instrumentos musicais.
Essa obra explora a musicalização infantil e a criatividade para produzir sons com objetos do dia a dia, além de desenvolver experiências sensoriais, melhorar o relacionamento em grupo e a imaginação dos pequenos.
Manter-se atualizado com as tendências da literatura infantil é uma forma excelente de contribuir para o aprendizado das crianças. Afinal, a sociedade se transforma a todo momento e as vivências experienciadas por elas também.
Gostou de conhecer algumas das principais tendências da literatura infantil? Então, veja o catálogo de literatura da SM Educação. São diferentes obras que, além de entreter e promover a competência leitora do público infantil e juvenil, estão repletas de mensagens educativas. Conheça já!